7 de set. de 2010

Dominó Global

É possível entender as torres gêmeas como as duas primeiras pedras de um fabuloso dominó. As pedras tocadas a seguir foram o Afeganistão, o Iraque, e a segurança doméstica dos EUA, todos com gastos trilionários. A peça seguinte foi a estabilidade financeira, e depois a econômica, com reflexos mundiais ainda ativos. Haverá outras peças?

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois foi isso mesmo que aconteceu. Com o atentado, especialistas previram possível recessão os EUA, o que levou as autoridades a reduzir os juros a 1% ao ano. Não era uma boa investir em banco, seno melhor botar o $ em imóveis. A economia cresceu, e também o crédito para compra de imóveis que, valorizados, eram as próprias garantias desses empréstimos. O valor deles nunca caíra, no passado. Mas aí veio a inflação e os juros subiram para 5,75%, as prestações ficaram altas, os imóveis foram tomados e leiloados. Com tantos imóveis disponíveis, os preços caíram 50%. As garantias dos bancos eram os imóveis. Eles então pararam de emprestar para outros bancos, e o sistema financeiro entrou em colapso, trazendo recessão econômica.

Anônimo disse...

Queria acrescentar à lista de consequências: a primavera árabe; a dominação alemã sobre a Europa (resultante da instabilidade do euro - o que duas guerras mundiais não conseguiram); a iminente guerra civil no Iraque.